Dicas de como preparar carnes

 Não importa o quão bom cozinheiro você é, leva um tempo para aprender o ponto de cozimento certo das carnes.

Algumas dicas para ajudar você a encontrar o ponto:

- Tire a carne da geladeira pelo menos 30 minutos antes de cozinhar. O ideal mesmo é que a carne esteja em temperatura ambiente antes da preparação.

- Tempere a carne com sal e pimenta antes de colocar na grelha quente.

- Aqueça bem grelhas, frigideiras ou forno antes de colocar a carne.

- Se for usar alguma gordura opte por óleos vegetais que aguentem altas temperaturas como óleo de milho, girassol e canola.

- Não fique virando a carne na grelha, deixe que ela caramelize um lado antes de virar a peça. A hora certa de virar é quando você conseguir ver os sucos na superfície da carne.

- Depois de pronta, deixe a carne descansar por até 3 minutos antes de servir. Este passo permite que a água que ficou concentrada no centro da peça durante a cocção volte a se espalhar pela carne toda e assim terá uma carne suculenta. Quando quero aproveitar os sucos da frigideira para fazer um molho, tiro a carne da grelha e enrolo em papel alumínio para descansar sem permitir a evaporação dos líquidos.

- A melhor maneira de saber o ponto das carnes é tocando a peça durante o cozimento. Não é ideal, mas em peças grandes você pode usar um termômetro pra carnes. Na tabela abaixo a relação das temperaturas e pontos de cocção:

55ºC a 60ºC       malpassada        toque macio

60ºC a 65ºC       ao ponto            toque levemente firme

65ºC a 74ºC       bem passada      toque firme